A Tecipan
A Tecipan foi fundada em 1996 para atuar no ramo de representações têxteis em todo o Estado de Minas Gerais. Trabalhamos até o ano de 2006 no comércio, construindo fortes laços de amizade, confiança e respeito com nossos clientes. Em meados de 2006 alteramos o nosso ramo de atividades para a indústria também na área têxtil mas fabricando artigos a base de fibra de poliéster. Buscamos sempre o mesmo padrão de qualidade e confiança que nos tornou referência no Estado nos últimos anos.
Materia Prima
O principal material utilizado em nossa produção é resultado da reciclagem das garrafas plásticas PET. A reciclagem realizada em linhas de extrusão de polímeros produz a fibra oca siliconizada, material de excelente qualidade feita a partir desse polímero. Esse tipo de reciclagem tem hoje um importante papel na redução do volume desses materiais nos aterros sanitários.
Reciclagem das Garrafas PET
Alguns detalhes interessantes
O que é PET?
O politereftalato de etileno, mais conhecido como PET, é um tipo de plástico muito utilizado na fabricação de garrafas (refrigerantes, água, sucos, óleos e etc.) e de alguns tipos de tecidos. Do ponto de vista químico, o PET é um polímero termoplástico. Uma das grandes vantagens do PET é que ele pode ser reprocessado várias vezes, facilitando e favorecendo seu processo de reciclagem e uso contínuo na cadeia produtiva.
A importância da reciclagem do PET
Com o uso em grande escala das garrafas PET, principalmente a partir da década de 1990, surgiu um problema ambiental sério. Muitas destas garrafas eram descartadas e acabam parando em terrenos, rios, esgotos, mares e matas. Como este material pode se manter até 750 anos na natureza, tornou-se de fundamental importância a sua coleta e reciclagem. Além de favorecer o meio ambiente, a reciclagem de garrafas PET gera empregos nas cooperativas de catadores de lixo reciclável e também nas empresas que trabalham diretamente com o processo de reciclagem e produção de matéria-prima a partir de embalagens PET. Ao invés de ficar poluindo o meio ambiente, o material pode voltar a cadeia produtiva.
A reciclagem das PETs passa pelos seguintes processos:
- 1º) As embalagens PET passam por um processo de lavagem e prensagem;
- 2º) Os fardos de PET passam por um processo de trituração, resultando em flocos;
- 3º) Os flocos passam por um processo conhecido como extrusão, resultando em grãos;
- 4º) Os grãos são transformados em fios de poliéster ou produtos plásticos como, por exemplo, embalagens.